Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A importância da musica na infância



Hoje em nossa sociedade é muito importante que as escolas implantem o método do ensino da musica, pois a musica é muito importante e essencial para o aprendizado de nossas crianças, pois assim a musica abre portas do conhecimento, e faz com que a criança aprenda através da musica, sendo uma fonte rica de conteúdos que ajudam os alunos a terem um raciocínio da melhor forma possível.
A musica é um complemento importantíssimo na vida da criança, pois é através da musica que a criança conhece, aprende e descobre diversos tipos de som. Isso só é possível de aprender quando a musica é bem trabalhada, desenvolvendo então na criança, a criatividade, o interesse e despertando na criança a vontade de aprender mais sobre os sons, se tornando em atividades ricas.
A música e a dança atuam no corpo e despertam emoções, neste sentido elas equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno.
A escola, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.
É muito importante que o professor use a musica na educação para criar situações de aprendizagem para que a criança venha ter mais contato com a musica e assim conviver e se relacionar melhor com as pessoas que estão ao seu redor.
Entretanto a música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano pois ela está sempre no nosso dia-a-dia. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.

7 comentários:

  1. Gostei muito do texto, é um assunto que deveria ser tratado com mais atenção. Toda uma cultura está sendo deixada de lado com a as "inovações" que aparecem todos os dias. Criei um texto falando sobre a infância,ou melhor, a falta dela nos dias atuais. Depois dê uma passada lá no meu blog.

    http://sem--hipocrisia.blogspot.com/


    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sem música a vida seria um erro!
    Bela postagem.
    Estou seguindo, se puder retribuir, agradeço.
    Abraço e bom domingo.

    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  3. a musicas faz parte de nossas vidas...em toda as fases...sem ela...fico imaginando o que seria de nós;;;

    ResponderExcluir
  4. O pior é que com os anos e o avanço tecnologico menos músicas são feitas para o publico infantil. E menos programas para essa faixa etaria também. Triste.

    ResponderExcluir
  5. To te seguindo, achei o seu blog legal, de verdade, voltado para um público específico professores de pedagogia ou crianças. Divulgue ele em comunidades de pedagogos acho que com o tempo ele decola, tá que nem o meu aos pouco agente chega lá. Comente no meu blog e cole o link do seu para divulgar o seu. Se me visitar dá umas clicada nos anuncios do google, pra gerar uma graninha. Rsrs. Sucesso com seu blog, sempre que possível passarei por aqui. Um abração.

    http://descansandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Música nunca é demais, tanto para as crianças quanto para os jovens e adultos. Sou a favor disso também!

    ResponderExcluir