Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Dislexia

A Dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura, que afeta entre 5-10% da população, tornando-se uma causa muito freqüente de insucesso escolar não diagnosticado, portanto a dislexia não é uma doença, mas os disléxicos processam as informações de modo diferente, pois cada um tem suas habilidades, suas características e suas qualidades tornando-os pessoas únicas.
Muitas vezes o problema é entendido como dificuldade de aprendizagem ou como uma comum dificuldade de adaptação escolar.
A dislexia é uma dificuldade específica e durável da aprendizagem da leitura e de escrita, sendo assim a dislexia não tem cura, mas as suas manifestações podem ser atenuadas ou até mesmo suprimidas pela reeducação, desde que o educador esteje preparado para trabalhar de modo a melhorar a aprendizagem do dislexico.
A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, ela pode atingir qualquer tipo de pessoas independente da raça, língua ou cor.
É de suma importância que os professores estejam atentos a esse tipo de problema, e saber a diagnosticar os sintomas como:
* dificuldade de aprendizagem do alfabeto
*dificuldade na leitura e escrita
*dificuldade com a associar sons com as letras que os representam (correspondência som-símbolo).
*dificuldade em associar palavras
*dificuldade na decodificação de palavras
*dificuldades em soletrar entre outros sintomas.
Entretanto a dislexia não é motivo de vergonha para a criança ou para a sua família. Isso significa falta de inteligência e não conduz obrigatoriamente a insucesso escolar ou profissional.É muito importante que os pais tenham bastante paciencia com uma crianca dislexica,é sempre bom que os pais insentivem e estimule os seus filhos para que se possa onter uma otima aprendizagem, pois ela precisa de atenção e um bom acompanhamento adequado e prolongado, sem o qual não poderá ser ultrapassada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário