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Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inclusão escolar

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Pode-se dizer sobre inclusão escolar, escolas que não fazem nenhum tipo de discriminação ou distinção dos seres humanos.Uma escola bem sucedida tem que estar sempre de portas abertas para receber qualquer tipo de pessoas independente da raça, língua ou cor. É uma escola que esta apta a ensinar da melhor forma possível todos os tipos de crianças, assegurando-lhes um aprendizado igualitário.  
O lançamento da Constituição Federal de 1988 significou um grande avanço em termos educacionais no Brasil, pois respalda e propõe avanços significativos para educação escolar, elege a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art.1º, incisos II e III) como um dos seus objetivos fundamentais: a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação ( art. 3º, inciso IV) e também garante o direito a igualdade ( art.5º) e trata no artigo 205 e seguintes , do direito de todos á educação . Esse direito deve visar "o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Além disso, garante igualdade de condições, e acesso e permanência na escola “(art.206, inciso I).
(Fonte: http://www.webartigos.com/articles/5190/1/Inclusao-Escolar/pagina1.html#ixzz18rXtoDeA)


A educação inclusiva é uma força renovadora na escola, assim como a escola quanto os professores devem estar bem preparados para poder ensinar essas crianças que precisam de uma educação especial.
            O ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos somos diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial, livre do preconceito que muitas vezes os cercam.
Quando falamos de inclusão escolar, estamos falando de novos desafios, novas conquistas que são necessárias para a aprendizagem tanto dos alunos quanto para os educadores.
Apesar das iniciativas acanhadas da comunidade escolar e da sociedade geral, é possível adequarmos a escola para um novo tempo.       Precisamos estar imbuídos de boa vontade e compromisso, enfrentarmos com segurança e otimismo este desafio, enxergarmos a clareza e obviedade ética da proposta inclusiva, e contribuirmos para o desmantelamento dessa máquina escolar enferrujada.

            

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