Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Literatura Infantil

             A Literatura Infantil surgiu no século XVII, no entanto as histórias infantis e os contos existem desde que o ser humano adquiriu a fala, foi a partir daí que houve uma necessidade de comunicar-se com os outros algumas experiências que poderiam ter significações, e é assim que a literatura e a oralidade passam a ser muito intima.

No Brasil, a Literatura Infantil só chegou ao final do século XIX. Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos da leitura. Com isso literatura oral prevaleceu até esse período com o misticismo e o folclore das culturas indígenas, africanas e européias.


A Literatura é uma fonte de aprendizagem para os educandos, onde a leitura se torna uma utilização da linguagem para se fazer compreender, na qual permite que as palavras assumam vida própria, com novas significações. Conforme Martins (1994, p.33) “A leitura se realiza a partir do dialogo com o objeto lido – seja escrito, sonoro, seja um gesto, uma imagem, um conhecimento”.
O conteúdo de um livro infantil precisa ter uma linguagem fácil para que a criança o leia, seja sozinha, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, a obra literária precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
Os livros de literatura infantil devem ser essencialmente trabalhados com as crianças na intenção de incentivar hábito de leitura. O professor ao trabalhar os livros de literatura infantil, ele deve sempre dar oportunidades para as crianças, reproduzirem as histórias contadas usando o imaginário e a fantasia, pois a literatura infantil faz com que o aluno possa vivenciar a historia.
Assim, a Literatura Infantil faz com que
a criança tenha imaginação, prazer em ler, na qual a leitura é gratuita.

Com isso o exercício da leitura na educação infantil e séries iniciais permitem a criança crescer e a desenvolver suas habilidades de leitura, estimulando o exercício da mente a percepção e inúmeros significados da leitura.

Um comentário: