Toda criança tem o direito de brincar, desde que as brincadeiras seja para o seu beneficio, ou seja para o desenvolvimento mental de cada pequenino.
Através deles, a criança desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
As brincadeiras contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
É muito importante que os pais motivem e brinquem com seus filhos, pois com a participacoes dos pais, as criancas elevam o nivel de interesse maior para que eles possam adquirir raciocinio, habilidade, entre outras coisas que cooperam para o bem de cada criança.
Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente. Brincar é viver criativamente no mundo.Ter prazer em brincar é ter prazer em viver; (MARCONDES ,MARINA,1994)
A criança que brinca livremente do seu jeito, a sua maneira acaba transmitindo seus sentimentos, idéias, fantasias. Tanto o jogo quanto a brincadeira é essencial e fundamental para o desenvolvimento sensorio-motor e psicomotor da criança, auxiliando-as a compreender e assimilar os conceitos de perto, longe, alto, baixo entre outras. O ato de brincar e jogar é muito importante, pois assim a criança tem o interesse de aprender mais, na qual o aprendizado torna-se mais eficaz.
É muito importante que a crianca brinque e jogue, pois assim ela estara desenvolvendo o raciocinio logico e aprendendo a viver em sociedade.
ResponderExcluirA importancia das brincadeiras dentro do ensino,é fundamental.
ResponderExcluir