Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sábado, 27 de novembro de 2010

A importancia do jogar/brincar no desenvolvimento da criança

          Toda criança tem o direito de brincar, desde que as brincadeiras seja para o seu beneficio, ou seja para o desenvolvimento mental de cada pequenino.
          Através deles, a criança desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
          As brincadeiras contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
          É muito importante que os pais motivem e brinquem com seus filhos, pois com a participacoes dos pais, as criancas elevam o nivel de interesse maior  para que eles possam adquirir raciocinio, habilidade, entre outras coisas que cooperam para o bem de cada criança.

Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar;  aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente. Brincar é viver criativamente no mundo.Ter prazer em brincar é ter prazer em viver; (MARCONDES ,MARINA,1994)

          A criança que brinca livremente do seu jeito, a sua maneira acaba transmitindo seus sentimentos, idéias, fantasias. Tanto o jogo quanto a brincadeira é essencial e fundamental para o desenvolvimento sensorio-motor e psicomotor da criança, auxiliando-as a compreender e assimilar os conceitos de perto, longe, alto, baixo entre outras. O ato de brincar e jogar é muito importante, pois assim a criança tem o interesse de aprender mais, na qual o aprendizado torna-se mais eficaz. 

2 comentários:

  1. É muito importante que a crianca brinque e jogue, pois assim ela estara desenvolvendo o raciocinio logico e aprendendo a viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  2. A importancia das brincadeiras dentro do ensino,é fundamental.

    ResponderExcluir