Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Obesidade Infantil

A obesidade é uma doença crônica, representando atualmente um dos grandes problemas de saúde pública nos países industrializados. 
Tem-se assistido a um crescente aumento da prevalência da obesidade  infantil. Segundo a comissão Européia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso. Mais de 30% das crianças entre os 6 e 11 anos tem excesso de peso ou são obesas, o sexo feminino apresenta valores superiores às do sexo masculino. A nível regional, o Alentejo é onde se verifica a maior prevalência de obesidade. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal  acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde. Este excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, isto é, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia gasta.
A obesidade é uma doença crônica, é a doença nutricional mais prevalente a nível mundial e a epidemia do século XXI. (www.hevora.min-saude.pt).
A obesidade também pode ocorrer devido a uma vida sedentária, e por uma alimentação inadequada, sendo então prejudicial à saúde.
Segundo a literatura mais recente, a televisão parece desempenhar um papel importante na gênese da obesidade infantil. A televisão reforça o estilo de vida sedentário e promove uma alimentação desequilibrada através da publicidade.
Devido à obesidade infantil crianças podem desenvolver também vários tipos de doenças crônicas como: hipertensão, diabetes, colesterol além de a criança ter complexo de inferioridade entre outras coisas que afetas esses pequenos. Para evitar esse fator trágico, é muito importante que os pais auxiliam e acompanhem os filhos durante a alimentação para que se possa ter um resultado melhor, dessa maneira os responsáveis devem incentivar as crianças a fazerem atividade física que é muito importantes e essenciais á saúde e uma vida prolongada, com mais energia e disposição.
            Dentro do âmbito escolar é muito importante que o professor trabalhe com as crianças a respeito da obesidade, incentivando as crianças a ajudarem os amiguinhos que precisam de motivação. Quando bem trabalhado sobre a questão da obesidade, o professor tem um ótimo resultado, na qual os educando aprendem a viver melhor em sociedade sem discriminação.
Portanto é muito importante que o professor valorize e mostre que todos têm qualidades especiais, motivando-os a serem pessoas melhores do que são.

Um comentário: