Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sábado, 27 de novembro de 2010

A leitura em sala de aula

A principio, a sala de aula é um ambiente adequado para que se pratique a leitura, pos a mesma contem conceitos desconhecidos para a maioria dos alunos, por isso que os professores devem orientar seus alunos e ajuda-los de maneira que todos possam entrar no ritimo da leitura e conhece-la da melhor forma possível.
Para que haja essa contribuição do professor para com o aluno, a melhor maneira de entra no mundo da leitura durante a aula é que o professor pode passar atividades para serem realizadas antes do contato com os textos, assim o educando poderá obter um bom desempenho de leitura. A escola deve cumprir direito o papel que lhe cabe. Pois como menciona Zilberman “... é ela que conduz o ato de ler e, sendo este uma conquista mais importante da ação escolar nos seus primeiros anos...”. (1991, p.16). Isso representa o grau de importância que a escola tem na formação educacional do cidadão.
A leitura em sala de aula constitui uma peça importante na aproximação do aluno com as obras, jornais, revistas e etc., pois tudo pode ser considerado como instrumento precioso de recurso de ensino, pois a pratica da leitura pode ser desenvolvida com segurança, sempre que ela for bem trabalhada em sala de aula, enriquecendo então, a aprendizagem dos alunos transformando a própria história das crianças em relação à leitura.       
Quando a sala de aula é transformada em um espaço de prazer, os alunos se sentem mais interessados na leitura, e a partir daí eles podem compartilhar experiências de leituras através de expressão oral, pois dessa maneira os alunos se tornem sujeitos mais ativos diante dos processos  de leitura em sala de aula, na qual os professores dão suporte para que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura.

Um comentário:

  1. JAQUELINE,
    FICO FELIZ QUANDO LEIO QQ. MATERIA QUE INCENTIVA A LEITURA NA SALA DE AULA. ELA REPRESENTA UMA PORTA QUE SE ABRE PARA TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. SE A ESCOLA CONSEGUIR ENSINAR E ESTIMAULAR SEUS ALUNOS A LEREM ,CONTINUARÃO A LEREM PELA VIDA AFORA.

    pROFESSORA Mª SIMÕES

    ResponderExcluir