Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO


O desenvolvimento de uma nação certamente esta amparado na educação. Alem da industrialização, de um varejo forte e da prestação de serviços, a educação e a formação de qualidade sempre devem ser priorizadas. Esse assunto não é novo, mas sempre é importante a sua discussão ate porque investimentos na educação básica, no ensino superior e no técnico estão aquém das necessidades.
Nos últimos anos, o Brasil ganhou destaque no cenário internacional, passando de mero coadjuvante a um dos atores principais. A opinião de nossos governantes começou a ser ouvida, e considerada. Se na economia houve avanços, obtidos principalmente por meio aumento da renda da população, o que estimulou o consumo e, por conseqüência, a produção e a manutenção dos empregos, o mesmo não ocorreu com a educação.
A educação brasileira continua mal avaliada. Embora dados do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (ideb), órgão vinculado ao Ministério da educação, indiquem que as metas estabelecidas para a educação básica, ensino fundamental e médio estejam sendo alcançadas, não há percepção geral de que a qualidade avançou.
Freqüentemente são divulgadas pesquisas que apontam que crianças e jovens não conseguem aprender matérias básicas, como português e matemática. O desinteresse, salvo algumas exceções, praticamente é geral, passando por alunos, pais e professores.
Isso precisa ser modificado.

A capacitação e a valorização dos professores são fundamentais. Docentes qualificados e motivados conseguirão estimular seus alunos.
Nesse contexto, chegamos ao desenvolvimento econômico e à industrialização. De fato a “era das chaminés” já passou; também chegamos ao final da “era da informação” como apontou o professor e economista Fernando Antonio Sorgi, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (uenp). Agora, ao inicio da “era humana”, onde o foco são
As pessoas, é fácil constatar que o Brasil precisa de muitos avanços.
A primeira delas é a falta de qualificação. O “apagão da Mao de borá” é realidade em muitos segmentos da economia e a principal causa é a falta de qualificação dos trabalhadores.
Não basta investir em programas de transferência de renda e na facilidade de credito para amparar o crescimento do País. O desenvolvimento só será sustentado se a educação melhorar. Qualidade de vida e desenvolvimento  humano sempre devem ser o foco das nações. Educação tem que estar sempre em primeiro lugar, para termos profissionais qualificados futuramente.

Fonte: Folha de Londrina, segunda-feira dia 23/04/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário