Pois é o ano esta acabando a forma de ensino muitas vezes não mudam nada, no ponto de vista, é preciso avançar na maneira de encarar o direito do modo de pensar de nossas crianças, de como melhorar o ensino sem que seja monótona, para que os alunos continuem motivados o ano todo e tenham prazer em aprender.
Não resta dúvida de que o mais útil conceito de educação é o de tomá-la como um processo pelo qual se adquire modo de comportamento.
A educação, no entanto, era considerada como processo encarregado da direção da vida, que determinava o que a geração nova deveria pensar e fazer. Aquilo que as crianças devem saber já era conhecido e esse conhecimento estava de posse dos pais.Um dos problemas que estamos enfrentando nos dias de hoje, é a falta de um trabalho que resgate os valores pessoais nas escolas. Essa questão deveria ser melhor trabalhada para que os alunos adquirissem maior noção de respeito no trato consigo mesmo e com os outros.
Muitas vezes, a escola se esquece de trabalhar os valores pessoais de seus alunos, o que poderia servir de excelente meio de motivação.
O desafio é motivar as crianças para que se sintam preparadas para vitórias e derrotadas. A grande pergunta é como motivar nossos alunos, se grande parte dos professores se sentem desanimados e amargurados? Como mudar isso na educação?
É preciso que os professores sejam bem capacitados e bem instruídos na hora de ensinar, para que a aula seja bem aproveitada e todos os alunos tenham a oportunidade de participar das aulas, para que assim o interesse de ambos tenham bom rendimento, pois uma aula animada, motivada e com participação é uma aula com grandes resultados de aprendizagem.
Mas é preciso que os professores façam a sua parte também, pois se mostrarem fraqueza para as crianças os fracassos e falhas serão maior se não tiverem uma professor como referencia.
A falta de motivação influencia muito no rendimento escolar, pois, sem ela, pode acontecer que, mesmo a criança sendo inteligente, encontre dificuldades na hora de aprender. Elas não se sentem atraídas pela escola, perdem o interesse e a motivação muito facilmente, não se dedicam como deveriam às tarefas escolares e se preocupam com os sentimentos que afetam a si mesmas.
No ambiente escolar a auto-estima impede o bom desempenho da criança, e o mau desempenho leva à falta de auto-estima, por isso, fica muito mais difícil resgatar seus valores.
“À medida que as crianças vão ficando mais atrasadas, maior ênfase é dada às atividades de recuperação. As crianças ficam inversas em uma série contínua de fracassos e autodifamação, enquanto são esquecidas as questões especiais de sua auto-estima.”(CLEMES, BEAN, 1995, p.19).
Cabe ao professor usar sua criatividade e capacidade para transmitir as informações de forma mais claras em suas aulas. Usando esta estratégia os alunos deixam de ser apenas espectadores e passam a ser participantes nas atividades.
Para que o resultado do ensino-aprendizagem seja ainda melhor, faz-se necessário que o professor consiga elevar a auto-estima do aluno, despertar nele o desejo de aprender, exigir dele senso de responsabilidade, autoconfiança, atenção autodisciplina, persistência, bem como ajuda-lo a desenvolver a habilidade de ouvir.
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