Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sábado, 15 de janeiro de 2011

O ambiente alfabetizador

Antes de entrar para a escola, a criança já esta em contato com um importante meio alfabetizador: o ambiente que a cerca, com mil formas, cores e imagens. Contudo, para que esse ambiente se torne efetivamente um instrumento alfabetizador, a criança precisa estar preparada para percebê-lo e seu senso de observação e sua curiosidade precisam ser despertados. Ela precisa perceber que o valor social da escrita é a comunicação.
A sala de aula deve servir para despertar os interesses e os sentidos dos alunos, transformando-se num local propicio a aprendizagem.
O ambiente alfabetizador tem que ser bem visto pela criança para que ela possa se interessar e ter vontade de aprender, por isso para que uma alfabetização seja alcançada com êxito, é preciso que os professores proporcionem aos alunos revistas, jornais, livros que possam ser manuseados por eles mesmos, a fim de ter contato com as diversas formas de escrita, e assim terem mais interesse pela a aula.



É muito importante que o professor trabalhe com o aluno a questão do respeito, da organização e do cuidado com os materias que lhe soa oferecidos, assim os alunos terão mais responsabilidade em manter a sala de aula em um ambiente prazeroso. O professor deve fazer com que a sala de aula se torne um ambiente favorecedor da aprendizagem, transformando o desinteresse de alguns alunos em motivação. Portanto a sala de aula deve ser motivadora da leitura, da escrita e do manuseio de material didático.
A sala de aula precisa ser planejada para a criança e com a intenção de favorecer seus avanços. Deve ser um lugar onde exista o convívio sistemático com diversas formas de ler e escrever, um ambiente alfabetizador: rico de informações, com situações que trazem a língua escrita para dentro da sala de aula.
Entretanto o ambiente alfabetizador refere-se a um lugar repleto de informações que despertam a curiosidade dos alunos, e que permitam ao professor aproveitar esse interesse e unir o prazer com o aprender, o útil ao agradável.

3 comentários:

  1. Esse post mostra bem o necessário mesmo...
    Como já diziam: as crianças de hoje são o mundo de amanhã.
    Adorei o post :D

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse.


    http://oiadolescentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, muuuito boa a post cara
    parabens aii pelo blog

    ResponderExcluir