Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que ensinar para crianças do berçário?

Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, documento que aponta metas de qualidade para garantir o desenvolvimento das crianças na creche e na pré-escola.
Antes de falar em conteúdos para criança de ate 3 anos, é preciso repensar a relação que temos com o conhecimento, afinal, aqui não se trata do mesmo saber construído com alunos maiores. No berçário, é preciso apresentar o mundo aos pequeninos e assim esperemos que eles venham ter prazer nessa descoberta.

É importante ter como referencia as fases de desenvolvimento motor e cognitivo especificas de cada idade, mas vale lembrar que cada aluno avança num ritmo: alguns aprendem a andar sem engatinhar e outros demoram mais para caminhar, mas falam mais cedo. O trabalho pedagógico deve se voltar para a formação individual e social da criança, suas relações com pessoas, materiais e ambientes. Cabe ao professor criar oportunidades para que os baixinhos explorem o meio com segurança e curiosidade. Ao fim dessa fase, espere-se que eles conhecem mais sobre si, aceitem cuidado externo, reconheçam e saibam manifestar suas necessidades, se interessem pela ação do outro e participem de brincadeiras e atividades coletivas, sendo elas:exploração de objetos e brincadeiras,exploração do meio ambiente,linguagem musical e expressão corporal entre outras atividades, mas é muito importante que o professor fique bem atento com os pequenos pois precisam de mais cuidados e atenção para que se possa ter bons resultados com as criançadas de ate 3 anos.

Um comentário:

  1. OIE TRAKINA... ESTOU TE SEGUINDO HUHU
    DA UMA OLHADINHA NO MEU BLOG *-* BEIJINHOS





    [b][i]

    Comunidade ORKUT

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113255421

    Meu blog Beat Acelerado


    http://beat-acelerado.blogspot.com/2011/03/slow-radio.html

    ResponderExcluir