Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA NA INFÂNCIA


Segundo os PCN’s as atividades rítmicas e expressivas fazem parte dos blocos de conteúdos da Educação Física escolar, este bloco inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e a comunicação mediante gestos e a presença de estímulo sonoros como referência para o movimento corporal. Engloba as danças e brincadeiras cantadas.

Hoje em dia na nossa sociedade, tem muitas escolas  inclui a dança ou o Ballet na grade curricular, na qual essa modalidade contribui muito no desenvolvimento da criança; a criança passa a ter noção de espaço, respeito, coordenação motora, auto confiança, equilíbrio,entre outras.     


A dança ou o Ballet faz muito bem para a saúde desde que seja usada moderadamente, pois  tudo que é em excesso pode prejudicar, entre tanto professores que aplicam essa matéria tem que estar sempre atentos para que nenhuma criança seja prejudicada. 

Portanto muitas crianças que praticam esses exercícios traz muitos benefícios seus comportamentos no ambiente escolar passa a ser diferente, fazendo com que  muitas criança tenham um ótimo desempenho escolar, um relacionamento melhor com a família.

O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento, sendo que o ensino aprendizagem da crianca acaba sendo mais divertido, pois assim aprendem mais.De acordo com PEREIRA (2001):

(...)“a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela,pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/ para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade”.

A dança em si, faz com que as crianças tenham um controle emocional melhor, estimula o desenvolvimento corporal, estimula no desenvolvimento cerebral( claro, que com musicas sadias), a dança é uma atividade na qual exige concentração,e aprendem a respeitar as regras. Portanto a dança tem que ser trabalhada de forma significativa, para que possa ter bons resultados no desenvolvimento das crianças.
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário