Sejam todos bem vindos ao Ensino Trakinas

Os que confiam no Senhor são como montes de sião,
que não se abalam, mas permanecem para sempre.(Sl 125:1).

Ensino Trakinas

domingo, 20 de março de 2011

Criança x Computador

Hoje no mundo em que vivemos a tecnologia esta muito avançada, e os meios de comunicações estão tão fáceis quanto antes. Vamos para pra pensar sobre a criança e o computador, será que esses pequenos estão com idades suficientes para ficarem o tempo todo em frente a um computador?! Será que essas crianças estão usando o computador de forma correta, tanto na escola quanto em casa ou em outros lugares?
A informática é sim um meio pela qual a criança pode aprender, conhecer lugares entre outras coisas, o computador é um meio de aprendizagem positivo se for utilizado da maneira correta.  Hoje em dia, as crianças se desenvolvem no computador, quando elas jogam, aprende inglês, desenvolvem a lógica e o raciocínio e com os jogos em grupos desenvolvem habilidades sociais de colaboração. O problema é que muitas vezes o computador é usado para desperta nas crianças coisas inúteis que não são para elas como: violência, apelo sexual e com pessoas que se aproveitam da ingenuidade infantil, entre outras coisas impróprias para crianças. Qualquer atividade virtual é irreal e se apresentam figuras e desenhos, não há a imaginação, é importante que a criança desenvolva primeiramente a criatividade e o raciocínio para depois utilizar os meios eletrônicos livremente, sem se tornar dependente da tecnologia, e os pais devem pensar primeiro em quais habilidades a criança está desenvolvendo, se ela fica o tempo todo em frente do computador.
               Na escola o computador é a melhor ferramenta para a educação, mas é preciso ter certo controle tanto pelos pais como pelos professores. Se deixar a vontade, as crianças entram em outros programas nada interessantes.
               Com o avanço progressivo de nossa sociedade, os pais têm pouco tempo para se dedicarem aos filhos. Preferem mesmo deixar a educação por conta dos professores. Isto é um mal terrível. Os professores percebem que as crianças sentem falta de calor humano, de conversação, de informação, de tudo. São coisas que os pais deveriam dar. A escola deve dar uma complementação, ficando mais com o campo da instrução.              
               Para vencer o grande desafio, os professores precisam lutar com todos estes problemas. Por isto é necessário encarar o ensino com bastante força de vontade. É necessário o apoio do público e da administração para que a educação seja levada a todos. O homem educado é um marginal a menos, uma preocupação a menos e uma cabeça a mais para pensar seriamente, para juntos, unidos levarmos este país a um grande progresso brevemente.

3 comentários:

  1. Usar com exagero não é bom e isso vale também para a computação. A criança tem que aprender a usar, mas não ficar focada nisso.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie estou seguindo o seu blog, se puder segue o meu tambem!
    http://aninhabeatriz15.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. os pais tem que vigiar o que os filhos fazem no pc

    http://diegoojm.blogspot.com/

    ResponderExcluir